Como fazer um curso internacional? Planeje-se e conquiste este sonho!

Para algumas pessoas, é muito fácil se organizar e alcançar aquela meta sonhada. Mas nem todo mundo é assim. Às vezes, fazer um checklist ou até mesmo um post-it é necessário para não esquecer as tarefas do dia. Imagine então, para alcançar um sonho, como fazer um curso internacional, por exemplo. 

Por isso, destacamos aqui algumas dicas que farão você conquistar esse objetivo. Confira!

Defina a data

Chega de adiar. Escolha a data de uma vez! Você pode viajar daqui um ou dois anos, por exemplo. Desta forma, terá mais tempo para se programar e até mesmo pagar o seu curso internacional. Porém, não tem como fugir do passo inicial: definir no calendário dia, mês e ano. Isso tornará o seu objetivo mais real e toda a organização que vem a seguir parte deste momento.

Faça o curso durante suas férias

Sabemos que tirar um ano sabático ou simplesmente fazer um intercâmbio está longe da realidade de muitos brasileiros, que precisam estar empregados para ter condições de arcar com os custos de um curso internacional.

Por isso, os cursos de curta duração são os mais indicados para quem quer realizar este sonho mais rapidamente. Existem instituições espalhadas pelos Estados Unidos e pela Europa que oferecem cursos de 2 semanas durante os meses de janeiro e julho. Você pode conhecer alguns desses cursos nesta página.

Saiba priorizar

Se você está se perguntando como encontrar recursos para fazer um curso internacional, saiba que será necessário entender o que é realmente essencial e cortar o que é supérfluo em relação às finanças. Essa etapa faz parte do processo de aprendizado e amadurecimento, e é um dos benefícios de estudar fora do país: desde o planejamento da viagem, você adquire novas habilidades que levará para a vida toda!

Então, é o momento de refletir e gastar o seu dinheiro somente com o que é, de fato, essencial.

Faça a sua própria reserva financeira

Pense por esse lado: quanto maior for a deadline da viagem, mais tempo você terá para guardar dinheiro e ter uma experiência tranquila financeiramente. De qualquer forma, procure separar uma quantia por mês – você pode abrir uma conta poupança, por exemplo.

Por esse motivo, a próxima dica também é muito importante! Atente-se a ela, pois uma boa pesquisa sobre o seu destino é crucial para planejar os gastos totais de um curso internacional.

Pesquise sobre o destino

Uma das etapas mais importantes para quem está descobrindo como fazer um curso internacional é conhecer a fundo o destino escolhido.

Pesquise sobre o custo de vida, a cultura, o bairro que você pretende ficar, a economia do país etc. Essas informações são importantes tanto pela questão financeira, quanto pela vivência. Você se sentirá mais seguro(a) com o máximo de informações possíveis do país.

Crie um roteiro de viagem

Procure organizar o que você pretende fazer em cada dia da viagem e os gastos diários, assim você terá um controle maior sobre as suas finanças e não deixará de fazer as coisas que deseja.

  • Aplicativo Google Trips! Por ele você conseguirá organizar passagens, visitas, trajetos, pontos turísticos, et c. E tudo isso off-line, sem internet!
  • Para adquirir dólar mais barato, leia esse artigo, ele explica como consultar o ranking do site do Banco Central.
  • O aplicativo Google flights mostra os dias próximos em que as passagens estão mais em conta. Atualmente, companhias aéreas low cost estão crescendo cada vez mais, como a RyanAir e a EasyJet.
  • Avalie qual o melhor tipo de acomodação (Hotel x AirBnB), que vai lhe oferecer melhores condições de hospedagem, que está mais perto dos pontos que quer visitar etc.

Tenha foco

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e se especializar se tornou uma necessidade. Então, tenha foco! Fazer um curso internacional trará resultados significativos em sua vida profissional e acadêmica. Além de melhorar sua habilidade de se comunicar em inglês, vai permitir a experiência de conhecer e vivenciar outras culturas, te fazer estabelecer novas amizades que ampliarão o seu network e te farão se redescobrir.

Escolha uma boa escola

Já pensou em estudar em instituições renomadas mundialmente como a Pearson College London, a SUNY, CUOA Business School, CSUN e University of La Verne?Conheça os cursos oferecidos nestas instituições e programe sua viagem com a IBS Americas, que oferece programas internacionais de curta duração para executivos e jovens profissionais desde 2003 nas áreas de Finanças, Estratégia & Marketing, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Projetos, Liderança, Comunicação e Inovação.