4 Tecnologias Emergentes para considerar nos próximos anos

Você já viu uma inovação tão disruptiva em alguma empresa e se perguntou “como é que eu não pensei nisso antes?”

A verdade é que, depois que a inovação é aplicada e entra no uso cotidiano, ela tende a parecer muito simples. Porém, existe toda uma complexidade envolvida para fazer com que tecnologias tão sofisticadas sejam a base para a transformação de hábitos cotidianos dos consumidores.

Para sair na frente da disrupção tecnológica, é preciso ir além de ter ideias inovadoras, concretizando-as para que se transformem em inovação. Neste sentido, entender sobre as Tecnologias Emergentes é essencial, já que elas podem ser a base para que os negócios se tornem inovação e saiam na frente de seus concorrentes.

Sabendo da importância do tema, trouxemos neste artigo o conceito de Tecnologias Emergentes e separamos exemplos para ficar de olho nos próximos anos! Continue a leitura e confira!

O que são Tecnologias Emergentes?

Antes de mais nada, vamos entender o que são Tecnologias Emergentes e como elas têm impacto tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.

São consideradas Tecnologias Emergentes todas as inovações que têm o potencial de modificar comportamentos em larga escala.

Para exemplificar, vamos analisar uma situação cotidiana. Até pouco tempo atrás, quando alguém precisava de um táxi, tinha as seguintes opções:

  • Ligar para um ponto de táxi;
  • Agendar uma corrida por meio de uma cooperativa;
  • Ficar na calçada fazendo sinal até que um motorista parasse para lhe atender.

Com a chegada de tecnologias em tempo real que permitiram interligar motoristas com passageiros, os aplicativos como conhecemos hoje mudaram todo o setor de transporte, beneficiando passageiros — que passaram a esperar menos tempo para encontrar um carro — e motoristas — que deixaram de ter que rodar com o carro vazio em busca de passageiros.

Desde que o mercado de transporte por aplicativos se consolidou, ele deixou de ser uma Tecnologia Emergente. Isso porque recebem este nome apenas as tecnologias que ainda não estão completamente consolidadas no mercado e ainda têm um caminho para adentrar todo o mercado.

Nesse sentido, os negócios que ficam de olho nas tecnologias emergentes e as aplicam rapidamente acabam levando vantagem competitiva em relação aos concorrentes, podendo liderar as inovações no segmento e obter crescimento a partir disso.

Vamos então entender quais Tecnologias Emergentes devem explodir nos próximos anos!

Quais são as 4 principais Tecnologias Emergentes para ficar de olho?

1 – Blockchain

Muito falado no mercado de Finanças, o Blockchain é uma tecnologia emergente capaz de rastrear as transações de informações pela internet. A tecnologia recebeu este nome graças à sua função de carregar informações conectadas por meio de pedaços de códigos gerados virtualmente, formando uma corrente de blocos de dados.

Embora seja conhecido como a base do bitcoin e das criptomoedas, o blockchain tem potencial para ganhar novas funcionalidades e aplicações em diversos segmentos!

Além disso, muito se fala sobre o blockchain ser a base da web 3.0, uma nova fase da internet que permitirá descentralizar o poder das grandes empresas de tecnologia que hoje dominam o meio digital — Google, Meta e outras.

2 – Realidade virtual

Se tem um dos assuntos que está dominando o mercado de tendências tecnológicas é o metaverso. Somente no Google, as buscas pelo termo subiram mais de 1000% nos últimos 6 meses.

Criação de espaços de marcas no metaverso, shows e eventos imersivos, jogos interativos: tudo o que conhecemos até então sobre o metaverso tem como base a realidade virtual, uma tecnologia emergente que promete revolucionar a forma como os usuários vivenciam a internet.

E quem está liderando este movimento são as grandes empresas de tecnologia e marcas mundialmente famosas. 

3 – DevSecOps

Pensando em cibersegurança e na importância de atingir um nível de maturidade em governança de dados, o DevSecOps chega como uma evolução de DevOps.

Em linhas gerais, DevSecOps significa criar segurança de forma automatizada no desenvolvimento de aplicativos e softwares de ponta a ponta. Aplicá-lo significa automatizar portas de segurança por meio de um conjunto de ferramentas que garantem a segurança nos processos de desenvolvimento.

Essa tecnologia emergente ganhou importância depois que a LGPD e outras leis internacionais de proteção de dados entraram em vigor, a fim de proteger toda a infinidade de dados pessoais que trafegam nos ambientes digitais.

4 – Computação Cognitiva

Obviamente, a ciência da computação não ficaria de fora nesta lista de tecnologias emergentes, afinal, especialistas vêm apontando que a 3ª era da computação está cada vez mais próxima.

Isso traz à tona a computação cognitiva, que deixa para trás os mecanismos de cálculos primários e tarefas programáveis, permitindo que a ciência da cognição e a ciência da computação criem tecnologias com capacidade para simular o processo do pensamento humano, automatizando tarefas e usando a inteligência artificial como base desta evolução.


E então, você já conhecia todas essas Tecnologias Emergentes? Tem dúvida de como aplicá-las e transformá-las em inovação na sua empresa?

Se está interessado em saber mais sobre inovação, sugerimos que participe da masterclass online Innovation and System Logic, com o Prof. Jacopo Filippo Bargellini da CUOA Business School. Inscreva-se agora e participe gratuitamente!

Na mesma instituição é realizado o curso presencial “Creativity, Innovation & Entrepreneurship”. Ministrado nos meses de janeiro e julho, e com duração de três semanas, tem como objetivo capacitar gestores para liderar processos de Inovação dentro e fora de suas organizações. Saiba mais e participe da próxima turma! Outro programa da IBS Americas que aborda diversos temas sobre tecnologias digitais, o curso “Digital Companies & E-Business Revolution”, ministrado na California State University, Northridge, aborda os processos da revolução digital e seus impactos na inovação e sustentabilidade das empresas. As inscrições já estão abertas para o próximo ano. Garanta a sua vaga!