Entenda o que é Liderança Estratégica e quais as características essenciais do líder estratégico

Transformação digital, novos paradigmas no mercado, mudanças na relação entre colaborador e empresa… Todo esse cenário vem exigindo uma verdadeira revolução no perfil de liderança que conhecíamos até então.

Nesse sentido, desenvolver a liderança estratégica é uma forma de atingir bons resultados e manter a relevância dentro da empresa.

Mas, afinal, o que é a liderança estratégica e como aprimorá-la?

Neste artigo, vamos entender mais sobre o assunto, além de conhecer as características essenciais do líder estratégico. Confira!

O que é liderança estratégica?

Em linhas gerais, a liderança estratégica nada mais é do que uma forma de adaptar o papel do líder às novas necessidades das organizações.

Diferentemente dos modelos tradicionais, a liderança estratégica não restringe seu olhar apenas para os resultados financeiros diretos. Ao invés disso, ela adapta sua atuação para integrar a estratégia da empresa com a cultura organizacional, fazendo com que isso impacte no desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, na experiência do cliente.

Em resumo, isso significa que o líder estratégico concentra seus esforços em aprimorar sua equipe e oferecer-lhe insumos para a autonomia e tomada de decisão, tornando-se um ponto de apoio para seus liderados, ao invés de ser o único responsável por todas as decisões da área.

Quais as características essenciais da liderança estratégica nas empresas?

Agora que você já sabe o que significa a liderança estratégica, que tal entender as características a serem desenvolvidas para colocá-la em prática na empresa? Confira as principais!

Definição de prioridades

Apesar de oferecer autonomia para sua equipe, faz parte do papel da liderança estratégica definir as prioridades e repassar o senso de urgência para a equipe, levando-os a atuar em sinergia nos tópicos mais relevantes do momento.

Previsibilidade

A experiência em lidar com situações complexas certamente é algo que torna o papel do líder tão relevante, independentemente do estilo de liderança utilizado por cada profissional.

E é justamente essa experiência que contribui diretamente para outra característica da liderança estratégica: a previsibilidade.

O líder estratégico é aquele que aplica o conhecimento adquirido ao longo da sua carreira para prever situações de risco e agir de forma preditiva. Para isso, pode lançar mão de ferramentas que o ajudem a guardar o histórico de ações anteriores, além de estar sempre atento a possíveis repetições de padrão dentro das situações cotidianas.

Pensamento Crítico

Manter o hábito de questionar o senso comum e propor caminhos alternativos também é uma característica da liderança inspiradora, que deve ter o pensamento crítico como base para o início da tomada de decisão.

Decisão baseada em fatos

Dada a exposição do líder perante à sua equipe e aos seus pares, é esperado que suas decisões sejam questionadas. Por isso, a liderança estratégica deve praticar a tomada de decisão baseada em fatos, de modo que todos ao seu redor entendam o racional estratégico por trás dela, justificando por que faz sentido e quais seus impactos de médio e longo prazo.

Aprendizado constante

Por fim, o líder estratégico é aquele que se coloca como eterno aprendiz, de modo que utiliza as experiências cotidianas para adquirir novos conhecimentos e desenvolver as competências da sua equipe de modo individualizado.

Neste aspecto, a mentalidade Life Long Learning é essencial para aprimorar a liderança estratégica em si mesmo.

Quer se tornar um líder estratégico?

Como vimos até aqui, a liderança estratégica certamente é um caminho para o futuro dos líderes e, por isso, precisa ser aprimorada constantemente.

Se você tem interesse em se aprofundar em Liderança Estratégica, então vai adorar participar da Masterclass Strategic Organization Leadership, com reflexões e dicas relevantes para aplicar e se tornar um líder estratégico. A aula é ministrada pelo Prof. Issam Ghazzawi, da University of La Verne, Califórnia. Inscreva-se agora mesmo e participe gratuitamente.

E para você que quer ter uma experiência internacional, temos três cursos sobre liderança em universidades dos Estados Unidos e Europa. São eles:

Saiba mais sobre cada um deles e conheça nosso processo seletivo de bolsas de estudo.