Fazer uma viagem internacional com a finalidade de estudar é uma oportunidade única com potencial para ser um divisor de águas na carreira de estudantes universitários e jovens profissionais.
No entanto, um dos aspectos que formam a base para um curso de curta duração ser aproveitado ao máximo é ter um planejamento financeiro de acordo com as suas necessidades, traçando objetivos e evitando contratempos que podem impactar na experiência antes, durante e depois da viagem.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 6 dicas essenciais para estipular o orçamento de uma viagem internacional para curso de curta duração no exterior. Acompanhe!
1- Analise sua vida econômica
Antes de planejar uma viagem para o exterior, é muito importante que revise sua vida financeira de modo geral.
Para isso, analise como estão seus gastos, contas fixas e variáveis, bem como a possibilidade de criar uma reserva financeira para este objetivo específico.
Ter uma saúde financeira em dia certamente aumentará seu nível de aproveitamento na viagem de estudos. Se achar necessário, busque por uma renda extra com o intuito de contribuir com sua viagem internacional para um curso de curta duração.
2- Pesquise todos os gastos envolvidos
Quando se pensa em viagem de estudos, podem surgir dúvidas sobre quais os gastos envolvidos na hora de criar o orçamento para a viagem internacional.
Veja aqui quais são estes custos e programe-se a partir disso.
Custos fixos
Ao fazer o orçamento, considere estes custos como o valor mínimo que você precisa ter antes do curso de curta duração. Afinal, será a partir destes pagamentos que sua viagem de estudos estará garantida:
● Visto de Estudante: obrigatório para viagens de estudos nos EUA.
● Passagem aérea
● Matrícula do curso
● Seguro Viagem
● Hospedagem
Custos variáveis
Estes são os gastos que normalmente acontecem quando você chega ao destino para o curso de curta duração. Dessa forma, você pode colocar no seu orçamento da viagem de estudos como um valor que precisará obter até a data de embarque. Para isso, considere os seguintes itens:
● Transporte no local: de acordo com seu orçamento, você pode escolher se vai usar trem, metrô, táxi, uber ou carro alugado.
● Hospedagem: em alguns destinos existe a possibilidade de se alojar no próprio campus ou em residências familiares ao redor da instituição. Essas são duas opções mais econômicas para quem vai fazer viagem de estudos no exterior, sendo mais indicadas do que hotéis ou AirBNB.
● Alimentação: faça um planejamento do gasto médio por dia e pesquise quanto custa cada refeição dentro e fora do campus.
● Passeios e entretenimentos: nos cursos de curta duração nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, existem muitas opções de lazer para fazer no tempo livre. Certamente, isso dependerá do seu orçamento para a viagem internacional e pode ser estipulado de acordo com as suas condições.
3- Considere os Gastos Extras
Normalmente, não contamos com alguns imprevistos na viagem, mas eles podem acontecer e é preciso estar preparado para isso.
Por isso, é importante considerar o seguro viagem no seu orçamento para viagem internacional, bem como uma reserva para mudanças de itinerário, oscilações de clima que podem gerar custos com roupas e acessórios e, claro, compras e presentes que podem ser adquiridos durante a viagem.
4- Veja se sua empresa ajuda a custear a viagem
Se você já está no mercado de trabalho e procura um curso de curta duração no exterior, pode avaliar a possibilidade de contar com a ajuda da sua empresa para custear a viagem.
Isso porque muitas empresas contam com orçamento específico para investir em aprimoramento da equipe e, caso seu cargo e curso estejam de acordo com a política da instituição, você pode ser beneficiado com esses incentivos.
Para isso, informe-se com seu gestor e/ou área de Recursos Humanos e avalie a possibilidade!
5- Fique de olho no câmbio diariamente
A aquisição da moeda estrangeira faz parte do planejamento do seu orçamento na viagem internacional.
Por isso, a partir do momento em que você fechar o seu curso de curta duração no exterior, é importante acompanhar as taxas de câmbio em dias e horários diferentes, a fim de aproveitar oportunidades de compra com taxas mais atrativas.
6- Considere uma bolsa de estudos
Se você precisa de incentivo para realizar sua viagem de estudos internacional, a IBS Americas pode ser sua parceira para realizar este objetivo!
Oferecemos bolsas de estudos para cursos de curta duração em renomadas instituições de ensino dos Estados Unidos e Europa.
São mais de 30 cursos de negócios, marketing, finanças, projetos, inovação e sustentabilidade.
Se você está estudando orçamento para viagem internacional, confira as instituições parceiras da IBS Americas e aplique seu formulário para concorrer a uma bolsa de estudos!