Recentemente, a Perplexity, uma startup de inteligência artificial, chamou a atenção depois de receber um aporte de US$ 73,6 milhões de um grupo de investidores. Dentre eles, o nome por trás da Amazon – Jeff Bezos, – além da fabricante de chips Nvidia.
Desde então, muito se pergunta sobre como funciona a IA da Perplexity e, por isso, fomos entender os principais aspectos do seu chatbot e reunimos neste artigo os principais fatos para você. Acompanhe o guia e confira!
Quais são os diferenciais da Perplexity?
Em tempos de ChatGPT, Bard e tantos outros, é de se imaginar que uma IA com o respaldo de Jeff Bezos tenha algum diferencial.
Segundo o próprio site da startup, sua IA não se trata apenas de responder perguntas, “trata-se de capacitá-lo a fazer mais, seja para resumir o conteúdo, explorar novos tópicos ou até mesmo ser um pouco criativo.”
Entre seus destaques estão:
● a profundidade no levantamento de informações: recurso que outras IAs têm deixado a desejar em suas primeiras versões;
● organização da biblioteca de pesquisas: com direito até a convidar colaboradores para cada biblioteca;
● interação com os dados gerados: visão completa por projeto sem sair da ferramenta, permitindo que novas buscas aconteçam de forma centralizada, eliminando a necessidade de outros buscadores e ferramentas.
Veja alguns exemplos de suas aplicações que encontramos em nossa pesquisa.
Receitas rápidas
A partir de um comando inicial como “preciso de uma receita com 40 gramas de proteína e 5g de fibra usando frango e vegetais, com sabor picante”, a Perplexity devolve um compilado de informações sobre o pedido, incluindo links de receitas que se enquadram no pedido, bem como a criação de uma nova receita com lista de ingredientes e modo de preparo.
Em geral, essa resposta é muito mais completa do que no ChatGPT, que não cita fontes de suas criações, nem indica links relevantes relacionados à pesquisa, indicando a nova IA como uma concorrente de buscas do Google e, consequentemente, do Bard.
Organização de coleções
Outro destaque da IA do Jeff Bezos é a sua forma de organização.Por lá, é possível criar coleções e organizar as threads por temas a partir das suas interações com o chat.
Por exemplo, ainda seguindo no caso das receitas, você pode organizar um “caderno de receitas” para se inspirar na cozinha. Ou, se está aprendendo algo novo, pode criar um glossário com pesquisas feitas sobre aquele determinado assunto.
Pesquisa de vídeos no YouTube
Se você está no momento de compra de uma máquina de café, por exemplo, e precisa coletar informações sobre os melhores modelos e marcas, pode pesquisar através da Perplexity e, a partir disso, receber uma lista de vídeos no YouTube com reviews dos produtos.
Além disso, a IA do Jeff Bezos resume em tópicos quais vídeos você precisa assistir para saber mais sobre cada modelo que está considerando. Suas buscas nunca mais serão as mesmas!
Perplexity Copilot: uma das grandes promessas da IA de Jefff Bezos
O recurso denominado Perplexity Copilot representa uma evolução em comparação com outras ferramentas. Funcionando como um guia de pesquisa, ele permite que a interação vá além de resultados rápidos e genéricos, interagindo com o usuário e ajustando respostas com facilidade de acordo com a necessidade individual.
Para se aprofundar, este vídeo demonstra a funcionalidade em ação.
3 dicas para conhecer antes de usar o Perplexity
Assim como em qualquer nova tecnologia, a experiência inicial se torna muito mais rica quando conhecemos previamente o seu modus operandi. Com base em nossa pesquisa inicial, veja 3 dicas de como explorar a nova IA do Jeff Bezos.
1 – Faça um upload de arquivos para iniciar a pesquisa
A plataforma indica que, ao invés de pesquisar apenas com perguntas genéricas, você faça um upload de arquivos para obter um contexto mais aprofundado em sua pesquisa.
2 – Personalize seu perfil e receba respostas de acordo com o que deseja
Nas configurações iniciais, o Perplexity permite que você defina idioma, formato de saída das respostas e até tom de voz.
À medida que você atualiza seu perfil de IA, o Perplexity promete entregar aquilo que você espera com cada vez mais facilidade.
3 – Defina a privacidade das suas threads e compartilhe com quem for necessário
Por padrão, todos os threads no Perplexity são privados. Porém, a ferramenta permite que você compartilhe com outras pessoas, abrindo um caminho para que esta nova IA funcione no mundo corporativo, sendo usadas por equipes para desenvolvimento de projetos e até de estudos.
Com todas as suas funcionalidades, o alto potencial de uso por times corporativos e com novas rodadas de investimento vindo pela frente, tudo indica que ainda vamos ouvir falar muito do Perplexity em um futuro breve!
Se você quer continuar por dentro de inovações e de tudo que acontece no mercado de tecnologia, temos 2 dicas para você:
1 – Leia este outro artigo sobre o Apple Vision Pro e veja como as empresas estão utilizando a realidade virtual para otimizar seus negócios.
2 – Conheça o programa executivo internacional de Inovação e Criatividade, ideal para estudantes e profissionais que desejam ter uma experiência no exterior durante as férias.