Inovação em tempos de crise: como driblar cenários incertos e inovar na empresa? 

Durante uma crise mundial, como a que estamos vivendo atualmente depois da pandemia, a inovação pode ficar em segundo plano para os negócios, que normalmente estão focados em apenas sobreviver a este momento. 

Porém, a inovação em tempos de crise é fator determinante não apenas para que o negócio sobreviva, mas também para ganhar mercado e sair na frente da concorrência. 

Entenda em detalhes por que vale a pena inovar mesmo durante a crise e como estimular a inovação na sua empresa. Acompanhe a leitura e confira! 

Por que é importante estimular a inovação em tempos de crise? 

Ao menor sinal de crise, o mercado normalmente reage cortando custos e revisando suas projeções de crescimento. Por outro lado, existe uma parcela de empresas que se apropria da fragilidade da crise para se destacar no mercado, indo na contramão dos concorrentes que se retraem durante este período. 

A visão da inovação em tempos de crise sugere uma atitude oposta à do mercado, apostando fichas no longo prazo e usando a criatividade a seu favor. 

Quais empresas têm bom histórico de inovação em tempos de crise? 

Boas histórias não faltam! Negócios como Google, Uber, Netflix e Nubank são exemplos de empresas que não se intimidaram com os desafios do mercado e seguiram inovando mesmo quando a maré não lhes parecia favorável. Conheça algumas dessas histórias. 

Google 

Durante a famosa bolha que estourou na internet em 2001, muitas empresas deixaram de existir. Enquanto isso, o Google não parou de inovar e se destacou durante a crise, fortalecendo seu sistema de inteligência de buscas e oferecendo serviço de e-mail com alta capacidade de armazenagem e integração. 

Apple 

Mesmo em um mercado dominado pela concorrência e com cenários econômicos instáveis, a Apple conseguiu formar uma legião de fãs ao criar novas categorias de produtos, aliando funcionalidades de celular e computador em dispositivos inovadores, como o iMac, o iPad e seus gadgets mais recentes. 

Uber 

Em um mercado completamente bem estabelecido como era o transporte feito por táxis, a Uber inovou ao mudar o hábito da população, que colocou a tecnologia como conectora entre profissionais e consumidores, beneficiando ambos os lados. 

Seu sucesso se deu em um cenário conturbado, com alta rejeição por parte dos taxistas e em um grande movimento de inovação que resultou no aumento da qualidade do serviço de transporte para os usuários. 

Como inovar em tempos de crise? 

Para os profissionais que lideram equipes em médias e grandes empresas, os exemplos do Google, Apple e Uber podem servir de inspiração. Mas, afinal, como colocar a inovação em prática em períodos de incerteza econômica? 

Confira alguns caminhos que podem ser percorridos para atingir este objetivo. 

Encontre as oportunidades 

Uma das principais formas de criar uma cultura de inovação na equipe durante um período de crise é não deixar de planejar.  

Pode ser que não dê para executar as ações com a mesma intensidade do que em um cenário sem crise. Porém, certamente o planejamento levará o negócio a atingir os melhores resultados dentro da realidade do mercado. 

Entenda as necessidades do seu cliente 

Tão importante quanto proteger o negócio da crise é continuar olhando para aquilo que seu cliente precisa. Em cenários incertos, as necessidades dos consumidores podem mudar e, com isso, um redirecionamento da estratégia pode ser essencial. 

Por mais que a inovação pareça complexa e incerta, a verdade é que inovar não necessariamente significa altos investimentos e grandes tecnologias. Muitas vezes, olhar para a necessidade do cliente e focar em resolvê-la com seu produto/serviço pode ser o melhor tipo de inovação em tempos de crise, potencializando o resultado do negócio e aumentando a percepção de valor do cliente. 

Vislumbre o fim da crise  

Toda crise tem fim, mesmo que pareça distante. E, embora seja necessário que as empresas criem uma mentalidade resiliente e antifrágil para lidar com as incertezas econômicas, vislumbrar o fim da crise e buscar perspectivas positivas se faz necessário. 

O motivo vai além de disseminar o pensamento positivo para a equipe. Vislumbrar o fim da crise é importante para entender como o período de recessão deixará marcas na sociedade e quais serão os novos comportamentos da população quando o cenário estiver favorável novamente. 

Fortaleça suas competências 

Por fim, mas não menos importante, é investir em conhecimento para levar a mentalidade de inovação em tempos de crise para a sua empresa. 

Estudar casos de sucesso a fundo, expandir seu networking e ficar de olho nas tendências internacionais são algumas das formas de fortalecer suas competências para ter êxito na cultura de inovação em tempos de crise. 


Se você está em busca de novos conhecimentos sobre o tema, que tal conferir a Masterclass Innovation and System Logic, com o Prof. Jacopo Filippo Bargellini, da CUOA Business School. Inscreva-se agora e participe gratuitamente dessa palestra online! 

E para quem quer ter uma experiência internacional e participar de um curso de curta duração na Europa, indicamos o curso Creativity, Innovation & Entrepreneurship. Veja todos os detalhes no site da IBS Americas e participe do processo seletivo de bolsas de estudo!