Conheça os 6 principais tipos de liderança e descubra qual é o seu 

Até alguns anos atrás, descobrir o tipo de liderança era uma tarefa menos complexa, afinal, entendia-se que as características inatas do ser humano ditavam seu estilo como líder. 

Com a evolução dos estudos sobre comportamento humano no mundo empresarial, descobriu-se que o perfil de um líder pode ser modificado com capacitação e treinamentos, abrindo um leque de possibilidades para que cada indivíduo se torne um profissional melhor. 

Segundo Idalberto Chiavenato, em seu livro Gestão de Pessoas, existem 3 principais estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Alguns outros autores, como Paul Hersey e Weber, por exemplo, dedicaram seus estudos a outros estilos de liderança complementares. 

Neste artigo, compilamos os 6 principais tipos de liderança e vamos te mostrar quais os prós e contras de cada um deles. 

Ao final, traremos uma dica especial de como aprimorar suas habilidades de liderança. Confira! 

1 – Liderança Autocrática 

A liderança autocrática expressa perfeitamente o tipo de líder mais tradicional que conhecemos. Neste modelo, o líder — que pode ser chamado de “chefe” — tem como demanda centralizar as decisões em si mesmo e cascatear as tarefas para a sua equipe. 

Por ser um modelo de liderança mais autoritário e com pouca abertura para o diálogo, vem perdendo força no ambiente corporativo, à medida que os profissionais evoluem e chegam ao mercado de trabalho mais preparados para expor suas ideias e contribuir com o processo de tomada de decisão. 

2 – Liderança Democrática 

Levando em conta o fato de que uma liderança ruim é a principal causa da insatisfação no trabalho para mais de 40% dos profissionais, o líder democrático vem ganhando espaço nas empresas, a fim de incluir sua equipe nas decisões e apostar em um modelo de horizontalidade. 

Neste tipo de liderança, o diálogo se torna uma via de mão dupla, abrindo espaço para que líderes e liderados cheguem juntos a uma solução, unindo suas experiências e visões complementares para atingir os resultados esperados. 

Em comparação com a liderança autocrática, a liderança democrática traz benefícios para todos: de um lado, a empresa ganha decisões mais coerentes e focadas no bem comum, enquanto os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados e a serem mais produtivos e proativos em seu cotidiano, pois entendem a importância do seu papel para o atingimento dos resultados. 

3 – Liderança Liberal 

Muito comum em startups e em empresas com board reduzido, onde os líderes assumem mais de uma área, por exemplo, a liderança liberal propõe um caminho de maior autonomia e liberdade para cada membro da equipe. 

Isso porque o líder liberal tende a atuar somente quando é requisitado, delegando o processo de organização, planejamento e execução na mão do seu time. Este comportamento é conhecido como hands off, que em português também pode ser chamado de abordagem de não intervenção. 

Neste tipo de liderança, o grande desafio do líder está em formar uma equipe com profissionais altamente qualificados que tenham habilidade para se responsabilizar pelos resultados, transformando a atuação do líder em algo mais próximo a um conselheiro. 

4 – Liderança Coaching 

A liderança coaching recebeu este nome porque, neste modelo de liderança, o gestor se apropria de ferramentas de coach para proporcionar o desenvolvimento da equipe. 

Dessa forma, é papel do líder apoiar seus colaboradores em seu processo de desenvolvimento interpessoal, que inclui pensamentos, emoções e comportamentos. normalmente, a relação entre líder e liderado neste modelo é baseada em confiança e parcimônia. 

Um líder coach é aquele que, diante de uma determinada situação desafiadora, evita tomar a decisão por si só — como faria o líder autocrata, ao mesmo tempo em que não a deixa nas mãos da equipe parcial ou totalmente — como seria feito na liderança democrática ou liberal. 

Nestes casos, a liderança coaching atua no entendimento de quais aspectos precisam ser desenvolvidos em cada indivíduo da equipe para que ele esteja preparado para gerir projetos altamente desafiadores, treinando-a para que o colaborador tenha êxito em situações de constante pressão e estresse. 

5 – Liderança Carismática 

Dentre todos os modelos de liderança apresentados até aqui, o líder carismático certamente foi um dos que mais ganhou destaque nos últimos tempos, principalmente depois de momentos tão delicados que abalaram a saúde emocional da população, como aconteceu no período da pandemia. 

Isso porque a liderança carismática é leve e positiva, levando os profissionais a se inspirarem no seu líder. Por meio dela, a gestão incentiva a ação pelo exemplo, tornando-se o modelo a ser seguido pelos colaboradores. 

Esse tipo de liderança cresceu muito porque é capaz de atingir os resultados esperados, sem ter que pressionar exaustivamente seus colaboradores, tornando-se uma das principais apostas do perfil ideal do líder do futuro

6 – Liderança Situacional 

O líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento diante da equipe de acordo com as particularidades de cada situação, levando em conta questões como: 

  • Grau de maturidade de cada colaborador; 
  • Urgência/importância da situação; 
  • Impacto do problema no resultado final do negócio; 
  • Cenário externo do mercado. 

Por ser bastante flexível, este tipo de liderança é promissor em muitas empresas, pois adapta seu comportamento e direciona a equipe da melhor forma em cada situação específica. 

Dica bônus: seja sua melhor versão de líder 

Como vimos ao longo do artigo, existem diversos tipos de liderança que podem ser aplicados de acordo com o perfil e grau de desenvolvimento de cada líder. 

O mais importante é lembrar que você pode se identificar com mais de um tipo de liderança, mesclando sua forma de atuar de acordo com seu momento na carreira. 

Independente do tipo de liderança pelo qual você mais se identifique, uma coisa é certa: evoluir constantemente é essencial para ser promovido no trabalho e para entregar o melhor para a sua equipe e para a empresa como um todo. 


Então, que tal aprender mais sobre liderança?  

Para quem quer ter uma experiência online, acabamos de lançar a Masterclass Strategic Organization Leadership, com reflexões e dicas relevantes para se tornar um líder ainda melhor. A aula é ministrada pelo Prof. Issam Ghazzawi, da University of La Verne, Califórnia. Inscreva-se agora mesmo e participe gratuitamente. 

E para você que quer ter uma experiência internacional e se aprofundar nesse assunto, temos três cursos sobre liderança em universidades dos Estados Unidos e Europa. Conheça cada um dos programas e participe do nosso processo seletivo de bolsas de estudo.